O 1º Ano A de Magé ano 2012 apresenta



Um rei africano e seus compatriotas – escravizados e trazidos ao Brasil para trabalhar em uma mina de ouro – unem-se para comprar sua liberdade. Para isso, valem-se da astúcia: recolhem secretamente em seus cabelos o pó de ouro que garimpam, e assim vão juntando riqueza. Aos poucos, conseguem alforriar-se.

Esta história da tradição oral afro-brasileira é transmitida desde o século XVIII, e conta a luta de uma das figuras de destaque do Brasil colonial. A história de Chico Rei relaciona-se também com a religião e com as festas populares brasileiras, pois ele mandou construir a igreja de Santa Efigênia do Alto da Cruz, que foi inaugurada com uma festa de Congado, com Chico vestido de rei, comemorando a libertação de seu povo.

Além do texto ficcional inspirado nessa história verídica, o livro traz a letra de um samba-enredo do Salgueiro sobre Chico Rei, um poema do “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles, e um texto da professora e carnavalesca Maria Augusta Rodrigues sobre o Carnaval.

Roteiro: Thailyn Bigatte, Daniel Cabral, Nicolle Mello, Camilla, Dyulianny, Juliana Rangel e Lorraine Ullmann.

Cenário: Júlia Pimentel, Tamires Faria, Maria Luíza, Beatriz Ennes, Nathália Andrade, Vitória Martins e Ana Clara Camacho.

Sonoplastia: Pedro Ofredi, Igor Amaral, Filipe, João Pedro, João Victor Klayn, Rômulo, Ângelo Bigatte, João Gabriel e Pedro Martins.

Figurino: Flana Repani, Lorena Ullmann, Matheus Alves, João Paulo, Gabrielle e Pedro Malafaia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário