O FUTURO DA ENERGIA

CRESCEM OS INVESTIMENTOS EM FONTES RENOVÁVEIL NO BRASIL E NO MUNDO - MAS NÃO NA VELOCIDADE NECESSÁRIA PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PLANETA.


Os investimentos em fontes de alternativas e renováveis de energia avançam lentamente. E a atual crise financeira, na qual estão mergulhadas principalmente as nações europeias, não ajuda em nada. Ao contrário: ela só faz retardar o processo, uma vez que coloca em cheque o mecanismo de subsídio largamente adotado para alavancar empreendimentos de geração limpa. nos países em maior dificuldade, como Grécia e Portugal, companhias de energia cogitam até a possibilidade de desinvestimento - demonstrando que, apesar dos avanços, interesses econômicos ainda falam muito mais alto que responsabilidade ambiental. "Os países centrais estão reduzindo suas emissões por força de retratação de suas economias", avalia o consultor Eduardo Bernini, ex-presidente das empresas AES Brasil e Energias do Brasil (EDP). "Isso não tem quase nada a ver com sustentabilidade".
  Foi por essas e outras razões que a ONU decidiu declarar 2012 o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. E mais: o dilema energético permeará toda a pauta de discussões da Rio+20, a conferência sobre desenvolvimento sustentável que a entidade promoverá no Rio de Janeiro em junho. Sem um entendimento global e a adoção de medidas urgentes que conduzam a uma economia mais verde, o futuro do planeta estará ameaçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário