A Rio+20

  A Cidade do Rio de Janeiro está sendo palco do que promete ser um dos mais importantes encontros de líderes mundiais da história da ONU. A Rio+20. Empresas, academias e sociedade civil também participam dos debates paralelos, em busca de caminhos de transição para o modelo de desenvolvimento sustentável.


  A Rio +20 é uma Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que não faz parte do calendário das reuniões periódicas das Nações Unidas. Pertence a um conjunto de reuniões que acontecem esporadicamente em torno de temas ambientais. A primeira dessas reuniões, foi a de Estocolmo em 1972, a segunda, a Eco 92, a terceira, a de Joanesburgo em 2002 e agora a Rio+20, a mais importante desse conjunto de conferências.


  A Rio+20 foi inicialmente proposta pelo Ex-Presidente Lula em seu discurso na Assembléia Geral da ONU em dezembro de 2007, para marcar os 20 anos da Eco 92 e revisitar os temas da conferência fazendo um balanço das conquistas e fracassos, e repensando o tema do Desenvolvimento Sustentável à luz do século XXI.

A Rio+20 tem três objetivos e dois temas que vão concentrar as atividades da conferência.

- OBJETIVOS:

1 - Assegurar renovado, o compromisso político com o desenvolvimento sustentável;

2 - Fazer um levantamento sobre o progresso e as lacunas na implementação das decisões e resoluções das principais conferências de desenvolvimento sustentável;

3 - Considerar os novos desafios.

- TEMAS:

1 - economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;

2 - estrutura institucional para o desenvolvimento sustententável.

QUEM PARTICIPA?

A Rio+20 é uma conferência em que os representantes dos diferentes países que formam as delegações nacionais discutem, segundo as regras da ONU, uma agenda preestabelecida para chegar a um consenso sobre esses temas. Reúne chefes de estado, chefes de governo, ministros e outras autoridades, e também inclui a participação de diferentes segmentos da sociedade em eventos paralelos.


A Rio+20 será realizada na Cidade do Rio de Janeiro  entre os dias 13 e 22 de junho e engloba uma série de eventos de naturezas distintas.

13 a 15 de junho - Última reunião do Comitê Preparatório
16 a 19 de junho - Diálogos para desenvolvimento sustentável
20 a 22 de junho - Segmento de alto nível da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário