Madeira Plástica


Madeira plástica (ou mais corretamente compósito de plástico-madeira) a depender das cargas que lhe são adicionadas é um material composto produto de reciclo de polímeros, inclusive do lixo, em especial o polietileno de alta densidade adicionado de outros materiais, tais como serragem de madeira, carbonato de cálcio, caulim, pigmentos e plastificante, além de algum teor se conveniente de polietileno de baixa densidade, e conforme novas tecnologias, poliestireno, conforme as propriedades finais de resistência a flexão, compressão, rigidez ou flexibilidade que sejam desejadas.
Nasce e desenvolve-se como produto da preocupação com a responsabilidade com o meio ambiente, com o crescimento da reciclagem de materiais, visando substituir madeira em diversos fins (objetos externos, expostos à intempéries, ou internos, sob umidade alta), como bancos de praça, instalações para lixo, cobertura de pontes, escadas, corrimãos, guardas de sacadas, estrados para a criação de animais na pecuária, como os porcos, decks de piscinas e outros, dormentes de trilhos de trens e metrôs e pallets para transporte e armazenamento de mercadorias, ou mesmo o ferro fundido em aplicações urbanas e sanitárias, como tampas de instalações subterrâneas, "bocas de lobo" de esgotos pluviais. Pode ainda ser usado para móveis escolares, construções diversas na indústria onde substitua adequadamente a madeira ou metal.



Propriedades




Apresenta vantagens em relação a determinadas propriedades da madeira (e inclusive de metais), independendo nestas inclusive o cargueamento, que lhe confere outras propriedades específicas.
§  Resistente à corrosão, podendo ser exposta a sol, chuva, poeira, manter contato com o solo.
§  É imune à pragas, como cupins, insetos e roedores; não mofa, não cria fungos e não absorve umidade.
§  Não forma farpas, não racha, nem empena pelo secamento ou envelhecimento.
§  Não necessita ser pintada, é pigmentada com diversos tipos de pigmentos e materiais corantes em diversas cores e texturas adequadas a diversas aplicações..
§  Visualmente, pode ser identica a madeira convencional
§  Substitui madeiras raras (Maçaranduba) em determinadas aplicações.
§  Tem uma durabilidade de aproximadamente 50 anos.

Quanto a praticidade de seu uso e aplicações, temos:

§  Livre de manutenção e pintura
§  Aplicação com ferramentas da madeira
§  Maior agarre a pregos e parafusos, não apresentando, por exemplo, as rachaduras quando nela penetram pregos ou parafusos, pois não possui uma orientação de "fibras" como da madeira.
§  Limpeza feita com água e sabão.

Técnicas de uso

Madeira plástica pode ser comprada como madeira convencional e trabalhada com as mesmas ferramentas. Possui flexibilidade variável pela composição e permite um melhor agarre a pregos e maior facilidade para o corte e entalhe.


Assista ao processo de fabricação da Madeira Plástica:



Um comentário:

  1. A madeira plástica é um produto formidável e sustentável que em pouco tempo substituirá a madeira. Sua resistência e durabilidade é indiscutível!

    ResponderExcluir